O blog da Prima, entrevistou a cantora potiguar Dayana Campos, que nos trouxe sua experiência com a tão sonhada cirurgia refrativa.
Por anos fomos companheiros, embora eu não gostasse da companhia, sem vocês eu não enxergava quase nada.
Dayana Campos
Isso mesmo, me refiro aos óculos pesados e as lentes de contato.
A miopia, conforme explica o oftalmologista Guilherme Diehl, do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, nada mais é, que o aumento no tamanho do órgão. “É um erro refracional que ocorre quando o olho cresce demais. A refração não ocorre em cima da retina, como deveria ser, mas antes dela, deixando a visão de longe embaçada. É um problema que surge ainda na infância ou na adolescência”, afirma.
Além de ter a visão borrada para objetos distantes, ser míope aumenta o risco de problemas como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira.
A entidade (Organização Mundial da Saúde, OMS) prevê que, em 2020, cerca de 35% da população mundial esteja sofrendo com o problema e, em 2050, o número possa alcançar 52%. No sudeste da Ásia, estima-se que 90% dos jovens sejam míopes.
Uso óculos desde os meus 12 anos, dependia 100% dos óculos, e te garanto que para uma adolescente não é nada fácil. Com o passar dos anos e com a estabilidade do grau, meu médico oftalmologista Dr. Jean Talvani permitiu a tão sonhada, esperada, almejada… cirurgia refrativa!
Cirurgia refrativa são os procedimentos cirúrgicos que visam a mudança da refração dos olhos e conseqüente correção dos vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação pois é feita através de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos.
O procedimento que fiz, foi o “chato” PRK.
PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser.
Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.
- Todos podem fazer a cirurgia a laser nos olhos?
É necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica com exame completo. O ideal é que os pacientes tenham idade superior a 21 anos, ausência de doenças oculares ou doenças sistêmicas, e que não estejam em gestação.
Minha cirurgia foi feita na manhã do dia 14 de agosto, desse ano (2019) com Dr. Jean Talvani na Clínica dos olhos. Estou tendo uma recuperação maravilhosa e enxergando tudooooo.