O Blog da Prima, entrevistou a querida Talierica Karine, Nutricionista Clínica e Esportiva, nos dando um show de realidade, contando o que: pode, o que não pode, o que deve e o que você tem que passar longe. Rsss. Confere.
Sou Nutricionista há 6 anos, atuando nas áreas clínica e esportiva em Parnamirim/RN e Natal/RN.
O PERIGO DAS DIETAS DA MODA
Falar de alimentação é falar de saúde e quando se trata dela, precisamos ter consciência do que seja melhor para nosso organismo para mantê-lo saudável. A pergunta mais pronunciada nos últimos anos é: Qual a melhor dieta para seguir? Posso fazer a dieta da lua? A dieta do shake? E sobre a dieta low carb? Quero fazer um jejum intermitente, e agora? Algumas delas serve pra mim?
Nos últimos anos, as dietas da “moda” estão se multiplicando, e o grande perigo é: segui-las sem uma orientação, pois isto pode custar caro a sua saúde. Esse assunto é tão sério que até a Organização Mundial de Saúde (OMS), manifestou preocupação quanto a elas. Pois qualquer método que restringe alguns grupos alimentares bons, deve ser estudado com cautela.
Elas funcionam? Sim e não! Vou explicar. Se o seu objetivo é um emagrecimento que visa perder peso rápido e em pouco tempo por exemplo, ela funciona, pois na maioria delas, existe uma restrição de algum grupo alimentar, o que favorece a perda de peso. O problema é que nem todas possuem um embasamento cientifico e não são um projeto saudável para se manter como habito de vida, pois no final você acaba prejudicando sua saúde e recupera novamente os quilinhos que perdeu, as vezes até mais.
Lembrando ainda que muitas delas, interferem com os níveis de hormônios e de substancias que regulam o apetite, respondendo as vezes de forma não desejável.
Algumas dietas da moda submetem você a renuncias alimentares como se o ato de comer, se tornasse um “castigo” e não um momento prazeroso, onde a maior preocupação é que não devo comer, esquecendo do que os outros alimentos trazem de benefício para seu corpo.
Os principais riscos de seguir as dietas da moda sem orientação de um profissional são; efeito sanfona, flacidez, dores de cabeça e tontura, anemia, calculo biliar, fadiga, dificuldade de concentração, nervosismo, alterações na pele, unha e cabelos, entre tantos outros.
Lembra daquela pergunta inicial? Alguma dessas dietas servem pra mim? Então, não há como saber apenas pelo relato de uma amiga que fez, ou a vizinha que está fazendo ou a atriz famosa que publicou. Mais dá pra fazer sim e de forma saudável, e a dica é:
Procurar um profissional da nutrição, ele fará sua avaliação correta e construirá um cardápio pensado exclusivamente em você. A segunda dica é: haver o comprometimento da sua parte, pois sem seu foco, o resultado não será alcançado. E terceiro, praticar exercício físico para perder peso ou ganhar peso, só vai funcionar se você consumir os alimentos certos que lhe fornecem a nutrição adequada para seu metabolismo e que lhe ajudam a alcança seu objetivo.
Lembre-se: você pode comer de tudo mas com moderação, usando o bom senso e ser saudável.
Agende já a sua avaliação. (084) 98767-7079. E-mail: taliericanutri@hotmail.com