HISTÓRIA DAS MULHERES PIONEIRAS.
EM UM RÁDIO TAMBÉM PIONEIRO
Como hoje, dia 21 de Setembro é dia do radialista, o Blog da Prima preparou uma matéria bem bacana sobre mulheres pioneiras nos rádios do nosso Brasil.
Ao se estudar os vinte primeiros anos do Rádio (1923 a 1943), a impressão que se tem é que, à primeira vista apenas os homens povoavam esse universo. Contudo, ao pesquisarmos um pouco mais esse período, percebemos que as mulheres tiveram uma participação significativa, sim. As mulheres do velho rádio eram cantoras, radioatrizes e locutoras. Comandavam programas, falavam de suas dificuldades com seriedade. Conheciam o papel que desempenhavam na vida de suas ouvintes, numa época em que a submissão era total e o mundo da mulher girava apenas em torno do lar.
Maria Beatriz Roquette-Pinto no estúdio da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro:primeira radialista brasileira da história
Mestre Roquette-Pinto: pioneiro do rádio brasileiro
AS QUE SE DESTACARAM.
Maria Beatriz Roquette-Pinto, foi a primeira locutora do rádio brasileiro, tendo atuado na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – PRA-2, fundada por seu pai, o Professor Edgard Roquette Pinto, em 1923. Não se trata, absolutamente, de nepotismo, mestre Roquette indicar a própria filha. A moça realmente possuía talento para falar ao microfone pioneiro e acompanhava o pai em todas as suas demandas em prol do desenvolvimento daquele que viria a ser o maior veiculo de comunicação de todos os tempos no Brasil de então. A voz feminina de Beatriz Roquette-Pinto era uma curiosidade a mais, destoando do maior número de vozes masculinas, então.Em São Paulo, a primeira mulher a abraçar a carreira de speaker foi Zenaide Andrea, na Rádio Record de São Paulo – PRB-9, no início dos anos 30. Em 1931, na mesma emissora, surgiu Natália Peres, que iria consagrar-se com o pseudônimo de Elizabeth Darcy, progenitora do narrador esportivo Sylvio Luiz e da atriz Verinha Darcy.
Elizabeth Darcy ou Natalia Perez: pioneirismo feminino no velho rádio
Sylvio Luiz, narrador esportivo de sucesso. Criador de bordões ao narrar futebol: “Olho no lance”!.
Verinha Darcy, atriz falecida em 1979: filha de Elizabeth Darcy e irmã de Sylvio Luiz