“Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz” Cantar! Te afirmo, nascer com esse dom divino, é algo imensurável.

Dia do Cantor é comemorado em 13 de julho. Por não existir uma lei que determine a data oficial do Dia do Cantor, muitas pessoas também costumam celebrar a data no dia 27 de setembro.

27 de setembro é uma data duplamente especial para a música. Nesta data comemora-se o Dia do Cantor e também o Dia da Música Popular Brasileira.

O cantor é sempre uma parte muito importante em uma banda ou grupo musical, pois é quem transmite a mensagem de uma canção com a melodia e a poesia que envolve a letra.

“Quem canta seus males espanta”, já diz o ditado, e esse é um dos papéis do cantor. Através de sua voz e interpretação, o artista pode transmitir diversos sentimentos; seja amor ou ódio, alegria ou tristeza, agitação ou calmaria, e uma infinidade de sensações.

O cantor é um artista que, além de possuir o talento, precisa estudar música, ensaiar e se dedicar bastante para manter uma boa voz. Afinal, não é nada fácil manter a voz saudável.

Presente em todos os povos do mundo, o canto é essencial para a cultura da sociedade. Existem inúmeros estilos musicais para quem deseja seguir esta carreira.

profissão de cantor foi regularizada no nosso país com a criação da Ordem dos Músicos no Brasil, com a Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960.

E ainda se tratando dessa infinidade de manifestações que a música pode passar, não há como não pensar na nossa boa e velha MPB. Pode-se dizer que a música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo. Ela abrange uma infinidade de ritmos e variações, mas sua origem oficial é da década de 60, com a segunda geração da Bossa Nova. Depois a MPB envolveu diversos outros gêneros musicais como o rock, samba e o soul. Hoje a música popular brasileira é referência no mundo todo.

17 de outubro, também é conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.

Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Com a sua voz consegue despertar as emoções mais profundas e intensas do nosso ser. Não consigo ficar um único dia sem ouvir a sua melodia!” Feliz Dia do Cantor!

“Cantar é o dom mais sublime da vida! Ele acalenta, transforma, liberta, refrigera, cura… Quem canta, não só espanta os males, mas as mais profundas algemas da vida. Cantar é uma especie de antidoto celestial, não há tristeza tão profunda que não se dissipe com a voz entoada da alma” Campos, Dayana – 2019

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo