Com a chegada do verão e do calor, muitas pessoas optam por alternativas não muito saudáveis para pegar um bronzeado antes de voltar à rotina. Para evitar a vermelhidão, descamação ou até o temido câncer de pele, é importante tomar sol com algum tipo de proteção – principalmente entre às 10h da manhã e 16h, período em que a radiação solar é mais forte e nociva.
Na hora de se bronzear, você sabe a diferença entre o protetor solar, bloqueador e o bronzeador? A gente te explica:
Bronzeador não oferece proteção contra os raios UV
Diferente do protetor e do bloqueador solar, o bronzeador é apenas um filtro que age na camada mais superficial da pele sem a proteção contra os raios ultravioleta, que são nocivos à saúde. Também é importante ressaltar que os bronzeadores em óleo podem ser mais agressivos para a pele, pois sua a absorção é mais rápida do que os produtos em creme, o que faz com que ele precise ser aplicado mais vezes.
Com proteção máxima de até 8 FPS (Fator de Proteção Solar), geralmente o filtro tem resultados em 72 horas após a exposição ao sol. E, para acelerar o bronzeado naturalmente, é indicado o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C e E que ativam a melanina como: cenoura, mamão e couve.
Protetor solar com 30FPS é o recomendado
O Consenso Brasileiro de Fotoproteção indica o uso de protetores solares com fator de proteção solar a partir de 30 para a prevenção dos danos causados pelos raios UV (ultravioleta), pois produtos com FPS menores não possuem componentes suficientes para barrar a ação desses raios. Mas o que isso significa?
Ao adquirir um protetor com 30FPS, isso quer dizer que a pele deve demorar 30x mais tempo para ficar avermelhada – um fator 50 demorará 50x, 60 levará 60x…
Para uma proteção efetiva, a recomendação é aplicar o produto todos os dias. E, quando for para a praia ou piscina, indica-se a reaplicação do produto a cada duas horas ou depois de sair da água.
O bloqueador tem um público específico
Bloqueadores solares são indicados principalmente para pessoas que recentemente passaram por cirurgias ou peelings, pois a pele está mais sensível e exposta aos raios UV. E, diferente dos produtos anteriores que permitem a absorção dos raios UVA e UVB, o bloqueador reflete a luz solar, ou seja, não há qualquer penetração dos raios de sol e a pele continua com a cor original.
Fonte: Yahoo!