De janeiro a junho, a consumo per capita de vinhos e espumantes no Brasil passou de 2,13 litros para habitantes, em 2019, para 2,37 litros, em 2020 (uma alta de 11%, considerando os dados de janeiro a julho para este ano). É mais um dado que comprova a expansão do setor durante a pandemia de coronavírus.
Quando se olham os dados do segundo trimestre de 2020, período em que o País já estava em quarentena, o salto é mais impressionante: a média por pessoa chegou a 2,81 litros, pico da série histórica e crescimento de 72% em relação a janeiro a março, de acordo com dados da Ideal Consulting, que acompanha esse mercado. O consumo por habitante costuma crescer no inverno, mas não nessa proporção.
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A maior parte do crescimento, em tempos de dólar cotado acima de R$ 5, está nos vinhos brasileiros, que têm crescido acima da média do mercado. De janeiro a junho, segundo a Ideal, o volume comercializado no País subiu 27,8%, na comparação com igual período do ano passado, passando da marca de 200 milhões de litros.
Procura por receitas faz plataforma da Nestlé ganhar espaço
A gastronomia também tem sido uma válvula de escape nesses tempos de distanciamento social em que as pessoas têm encontrar diversão dentro de casa. Uma das formas é buscar variar o jantarzinho no fim de semana.
De olho nesse movimento, a plataforma Receitas Nestlé teve uma alta de 179% nos acessos entre janeiro a junho deste ano, na comparação com igual período de 2019. Em meio à pandemia de coronavírus, a marca decidiu reformular os conteúdos e também acelerar a periodicidade dos posts.