O Brasil é o maior produtor de café do mundo e em Minas Gerais está a maior produção nacional da bebida – a segunda mais consumida ao redor do planeta. Junto com o crescente consumo, novas formas para preparar e consumir café chegam e conquistam o mercado. Veja algumas curiosidades da bebida.
A rotina é a mesma: acordar, tomar uma xícara de café e sair trabalhar. Alguns preferem comprar e tomar no caminho para o trabalho e têm aqueles que esperam chegar na empresa para tomar a primeira xícara do dia. Para muitos o ditado é verdade: a vida começa depois do café! A bebida estimula, nos faz viajar pelos seus aromas, envolve pessoas e traz as melhores lembranças! Não é à toa que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, ficando atrás apenas da água.
Todos os anos são mais de 400 bilhões de xícaras de café consumidas no mundo. Enquanto nosso país é o maior produtor (com 59 milhões de sacas de 60 kg e mais de 300 mil fazendas de café espalhadas por todo o país), o posto de maior comprador da bebida fica com os EUA.
Segundo a Forbes, a Finlândia é o país que mais consome café (12 kg per capita ao ano). Inclusive, por lá, os trabalhadores são legalmente obrigados a dar uma pausa oficial para o café, é o único lugar do mundo que tornou esse “break” parte da lei. Já o Brasil está na 15º posição de consumo, com 5.5 kg per capita anualmente.
E acompanhando a demanda da produção de café no Brasil (o país responde por 1/3 de todo o café do mundo, sendo que MG é o estado com a maior produção nacional), estão as empresas que fabricam produtos para os apaixonados por café.
Quem realmente ama esse bebida não para de investir e buscar alternativas para consumir de forma criativa e variar o sabor, seja na forma de preparar ou servir!
Fonte: Bem Paraná