Pesquisa em Parnamirim abre disputa para 2024, mas dados precisam ser vistos com cautela.

Nesta segunda-feira (10), os grupos de WhatsApp em Parnamirim ficaram empolvorosos. Faltando mais ou menos 17 meses para o pleito municipal de 2024, o Instituto DataVero divulgou uma pesquisa para Prefeito da cidade. Alguns números chamam atenção, mas é preciso mais cautela do que euforia.

Nas intenções de voto, lidera a Professora Nilda (Solidariedade) com 23,6%, seguida do apresentador Salatiel de Souza (União Brasil) com 17,5%, a vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil) com 14,4%, os vereadores Irani Guedes (Republicanos) e Gabriel César (PL) com 6,9% e 3,6% respectivamente, o ex-deputado Marciano Júnior (s/partido) com 2,9% e o presidente da Câmara Wolney França (PSC) com 2,6%. 

O elemento mais supreendentemente é a colocação do vereador Wolney, o parlamentar pupilo do prefeito Taveira – que o fez o candidato mais votado e o elegeu presidente da casa. Mesmo com todo o controle da máquina Legislativa e Executiva na mão, não consegue empolgar o eleitorado. O que pode ser acalanto para Wolney é que ele pontua com a menor rejeição dentre os pré-candidatos, trazendo a luz a possibilidade de que, com o tempo, possa se tornar mais conhecido. 

Destaca-se também a força do partido União Brasil, com dois pré-candidatos empatados tecnicamente. Salatiel, o apresentador de TV, tem na mão a carreira como político e a benesse da visibilidade que a mídia proporciona, mas já inicia a corrida com a maior rejeição – um “solavanco” que pode lhe desestabilizar neste início de disputa. 

A vice-prefeita Kátia, também partidária do União, tem um trunfo na mão. Seu denso capital político no bairro de Nova Parnamirim, o mais populoso do município, pode ser sua jogada planejada para o xeque-mate final na escolha do candidato da situação. O que caberá a ex-vereadora é o jogo de cintura para se desligar da rejeição do prefeito, ao passo que precisa convencer o mesmo prefeito que reúne as condições de ser o melhor nome para a disputa. 

A professora Nilda, com 6 pontos à frente do segundo colocado está bem e vai cravando sua posição como candidata oficial da oposição. Tem pela frente o desafio de furar a bolha, para adentrar na classe média do município – tendo em vista que, como ela, o apresentador Salatiel (e possível adversário) tem popularidade também nas camadas mais baixas. 

Marciano Júnior aparece bem colocado para quem estava fora dos holofotes da política. Precisa naturalmente encontrar um partido, decidir se abraça em definitivo a oposição ou a situação e se será possível viabilizar duas candidaturas da mesma família, levando em conta a cadeira que hoje ocupa seu irmão, o vereador Gustavo Negócio. 

O vereador Irani Guedes tem uma longa experiência na política parnamirinense, mas ainda tem pouca visibilidade, de maneira oposta ao vereador Gabriel, que possui pouca experiência política, mas tem ocupado as redes com críticas ao PT e uma defesa ao ex-presidente Bolsonaro. Ambos, poderemos estar enganados, mas transparecem candidaturas conhecida como “balões de ensaio” ou seja, não prosperam. 

Em Parnamirim, 2024 já começou. Certamente esta pesquisa servirá de norte para as próximas estratégias dos pré-candidatos, mas lembremos a todos os pretensos participantes que o prefeito Taveira tem estes números em mãos e esticará a corda o quanto puder, até que – diferente da selva, sobreviva não o mais forte, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapte às circunstâncias. 

prima@ prima@

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo