Legislativo faz parceria com SEAP para assistência psicológica a agentes penitenciários

Expostos diariamente a tensões e situações de desgaste físico e psicológico, que provocam sérios danos à sua saúde, os agentes penitenciários muitas vezes se afastam das suas funções. É para acolher suas demandas, que a Divisão de Saúde da Assembleia Legislativa está realizando através da equipe de psicólogos, um trabalho de acolhimento através das rodas de conversa.

“Estamos indo para fazer essa escuta, acolher as demandas e elaborar que programas podem ser inseridos para ajudá-los nesse processo”, afirmou a psicóloga Helga Torquato.

Já foram realizadas duas rodas de conversa e a terceira acontece na próxima sexta-feira (19), às 9h, com os agentes da penitenciária de Parnamirim. A previsão é que o Legislativo do RN firme um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Administração Penitenciária do RN (SEAP).

A Organização Mundial de Saúde considera o trabalho dos agentes como mentalmente pesado. Diariamente eles trabalham isolados, sempre em alerta, com atenção concentrada. São vários fatores que agravam sua saúde física e mental: sono e alimentação desregulados, ameaça de violência e outros que agravam o sono e geram hipertensão, sintomas de burnout, entre outros.

prima@ prima@

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo