O zumbido é um som ouvido apenas pelo paciente que pode ser semelhante a um chiado, apito ou cigarra. Em geral ocorre em consequência à perda auditiva, mas pode também ser causado por alterações nas taxas sanguíneas, problemas neurológicos, musculares e até odontológicos.
O diagnóstico correto da causa do zumbido é que vai determinar seu tratamento, podendo haver alívio da intensidade do incômodo, e em alguns casos, até cura do sintoma.
Hoje em dia, existem várias formas de tratamento para o zumbido que podem ser realizadas com uso de aparelho auditivo, terapia sonora com ruído branco, laser, fisioterapia e neuromodulação.
A Dra. Lidiane Ferreira, otorrinolaringologista e professora do Curso de medicina da UFRN, se dedica a estudar o zumbido auditivo há quase 20 anos, e conta com expertise em vários tratamentos inovadores para este sintoma.
No mês de novembro, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia instituiu o Novembro Laranja, uma campanha de conscientização sobre o zumbido auditivo que tem por objetivo discutir sobre o zumbido, suas causas e tratamentos.