UFRN cria curso de Bacharelado em Inteligência Artificial

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou um novo curso de graduação, o Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA), que irá ofertar 40 vagas por ano, com a sua primeira turma prevista para iniciar no primeiro semestre de 2025.

O curso irá funcionar no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e foi criado ontem, dia 26, com a aprovação do seu projeto pedagógico pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade.

Considerado uma “formação associada”, as vagas do bacharelado serão voltadas para os estudantes concluintes de outra graduação do IMD, o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). O edital de seleção deverá ser lançado até o final do ano.

Ao todo, o Bacharelado em IA terá oito semestres, no entanto, como se trata de uma formação associada, os estudantes poderão aproveitar boa parte das disciplinas da primeira formação. Isso permitirá que o curso possa ser concluído de maneira mais rápida, a partir de dois semestres letivos.

Também está sendo estudada a possibilidade de o acesso ao curso ser ofertado para estudantes egressos de outras graduações do campo da TI, além do BTI.

O curso em Inteligência Artificial será a terceira “formação associada” vinculada ao Bacharelado em TI do Instituto. Atualmente, os estudantes que concluem o BTI têm a oportunidade de ingresso simplificado nas graduações de Engenharia de Software e Ciência da Computação, com um amplo aproveitamento das disciplinas cursadas previamente.

prima@ prima@

Voltar ao topo