Empreender depois de ser mãe pode ser mais desafiador do que mostram as redes sociais

Em pleno 2019, a maternidade é motivo de discriminação no mercado de trabalho, levando mães a perderem seus empregos. A inflexibilidade nas companhias motiva outras mães a se demitirem. Abrir o próprio negócio parece ser a luz no fim do túnel, porém, empreender pode ser muito mais perrengue e menos glamour 

O empreendedorismo materno no Brasil acontece muito mais por necessidade do que por escolha. A afirmação é embasada pela fala da empresária Ana Fontes, criadora da primeira e uma das maiores plataformas de apoio ao empreendedorismo feminino no país, a Rede Mulher Empreendedora (RME), que conta com 500 mil mulheres cadastradas. “Muitas dessas mães veem no empreendedorismo a luz no fim do túnel após uma demissão”, diz a especialista. Essa percepção tão latente no dia a dia de Ana, que tem como missão ajudar as mulheres a terem sucesso em seus negócios, fica ainda mais clara quando é apresentada em números. Pesquisa da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas, que contou com a participação de quase 250 mil mulheres, mostra que cerca de 50% perderam seus empregos um ano após o início da licença maternidade.

As que não são discriminadas diretamente por conta da maternidade, deixando de fazer parte do time das CLTs, muitas vezes se veem diante de um ambiente no qual é necessário trabalhar como se não tivessem filhos. Reuniões são feitas justamente na hora de pegar as crianças na escola e não há flexibilidade de horários, que possibilite conciliar a rotina com os filhos pequenos. Esgotadas com a situação, muitas pedem demissão. Não à toa, a inflexibilidade de horários está no topo das motivações de 52% das mães que decidem abrir um negócio, segundo pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora. Foi o caso da designer de moda Bianca Pizzato, de Porto Alegre (RS), que abriu mão do emprego após o nascimento de Benjamin, 3. “Na época, estava fora de cogitação voltar a bater ponto, fazer hora extra e ficar o tempo todo disponível para a empresa. Pedi demissão e fui trabalhar com meus pais”, conta.

Bianca e os dois filhos (Foto: Arquivo pessoal)

O fenômeno da saída de mães do mercado de trabalho, no entanto, não é exclusivo do Brasil. Estudo feito pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos que atua na Inglaterra e no País de Gales, responsável pela promoção e aplicação das leis de igualdade e não discriminação, mostrou que no Reino Unido, estima-se que 54 mil mulheres percam seus empregos todos os anos por discriminação à maternidade.

Já nos Estados Unidos, 43% das mulheres com alta escolaridade deixam o trabalho para cuidar dos filhos. “É uma hemorragia que deve ser estancada para que a discussão sobre equidade entre gêneros se torne legítima. Sinceramente não sei como esse tema ainda não recebe tanto destaque. Desconfio que seja porque as mulheres ainda sentem que o fracasso por não conseguirem conciliar carreira e maternidade seja delas”, reflete a jornalista Nathalia Fernandes, mãe de Sofia, 5, e Luca, 2, e autora do recém-lançado livro “Feminismo Materno – O que a Profissional Descobriu ao se Tornar Mãe” (Pólen Livros).

Após sentir na pele a vergonha ao pedir demissão do emprego que foi resultado de uma formação acadêmica de dar inveja – além da graduação, Nathalia fez diversos cursos e um mestrado em Londres, onde vive há 10 anos – a jornalista voltou para casa sentindo que aquele era um fracasso pessoal. “Levou tempo e precisei ganhar força e confiança para perceber que não são milhões de mulheres ao redor do mundo que estão erradas. A falha é de um sistema de trabalho ultrapassado, que foi criado por homens e para homens na década de 50, antes das imensas transformações tecnológicas das últimas décadas”, diz.

Mesmo avessa a correr riscos, Nathalia foi uma das mães que viu no empreendedorismo uma forma de estar mais perto dos filhos. “No ano passado, criei uma microempresa especializada em conteúdo e, após o período de adaptação, consigo trabalhar com mais flexibilidade. Um dos clientes me pede que eu vá uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias em seu escritório, mas fora isso o trabalho é todo feito remotamente e a comunicação através de e-mails e Skype. Trabalho quando meus filhos estão na escola e, às vezes, quando eles já foram dormir ou nos fins de semana, quando eles podem estar com meu marido. Está funcionando, mas não é um malabarismo simples até mesmo porque também como profissional autônomo, o fluxo de trabalho pode variar bastante”, relata.

Ao serem “empurradas” a empreender, termo usado por Ana Fontes, quase sempre as mulheres não estão preparadas para enfrentar os desafios que virão. E o que se vê em desabafos nas redes sociais e em rodas de conversa sobre o assunto, são mães desesperadas por fazer algum dinheiro, enquanto carregam nos braços o filho pequeno, cuidam da casa e tentam fazer o negócio girar. E essa é justamente a grande diferença entre o empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. No segundo caso, há todo um preparo antes da decisão de abrir um negócio, fruto de planejamento e investimento financeiro prévios, o que não acontece quando é resultado de uma demissão surpresa ou quando a mãe se vê forçada a pedir demissão e precisa se virar nos 30 para conseguir logo uma nova fonte de renda.

Para as negras, empreender é ainda mais desafiador

Dados do Sebrae mostram que 49% das empreendedoras negras começam o negócio por pura necessidade, enquanto entre as brancas esse número cai para 35%. Outro ponto é que o rendimento das empreendedoras negras representa a metade dos ganhos das brancas: R$ 1.384 por mês contra R$ 2.691, respectivamente. 

Negra, periférica, mãe solo e ex-reclusa, Renata Alves, CEO da Quebrada Produções, era a verdadeira personificação da falta de oportunidades que uma mulher em suas condições pode ter. Precisou batalhar duas vezes mais que uma mulher branca de classe média para conseguir seu lugar ao sol. A necessidade, no entanto, fez com que enxergasse oportunidade onde só parecia haver faltas. Após cumprir pena por tráfico de drogas durante 2 anos e 4 meses, ela saiu da prisão com muita vontade de recomeçar a vida, porém, sem saber como dar o primeiro passo. “Me tornei a minha maior carcereira. Mas, passado algum tempo, vi que era preciso virar o jogo. Comecei então o curso de psicologia, dando aulas para adultos. Só que o dinheiro não era suficiente para pagar as contas”, diz.

Renata (Foto: Arquivo pessoal)

Até que no final de 2009, Renata fez uma participação num comercial do governo federal, que falava sobre a comunidade de Paraisópolis, onde vive até hoje. Além do cachê, que ajudou a complementar a renda, Renata viu ali uma oportunidade de mercado: “Não tínhamos mão de obra especializada em locações ou figurações na comunidade. Comecei então a achar locações para as produtoras que precisavam de cenário para seus comerciais, filmes e novelas”, conta.

O negócio de Renata está de pé há 10 anos, e a cada dia recebe mais reconhecimento de iniciativas sociais, com previsão de expandir para outras comunidades. Ainda assim, ela enfatiza: “Nunca foi menos trabalhoso que um trabalho CLT. Eu sempre tive horário para sair de casa e nunca tive para voltar. Ser empreendedora não faz com que brote trabalho da noite para o dia. Hoje eu tenho menos tempo porque quando todo mundo viaja eu estou pensando na renda extra que eu preciso gerar se quiser tirar férias”, diz. 

Rede de apoio, conhecimento e boas conexões: a receita do sucesso 

Com um contexto dificilmente favorável, o apoio da família e do parceiro com as questões ligadas ao cuidado com a criança é imprescindível para que essa mãe possa ter um respiro, entender e administrar as demandas do negócio. Não fosse isso, a designer de moda Bianca Pizzato, citada no início da matéria, não teria conseguido pedir demissão e se preparar para criar uma marca própria de roupa infantil enquanto trabalhava com seus pais. A rede de apoio foi tão importante na vida de Bianca, que agora com a caçula Amora, 7 meses, nos braços, ela resolveu expandir a outras mães a ajuda que teve. “Juntamente com outras duas mulheres, criei o coletivo Alma Mater, que tem como propósito fomentar o empreendedorismo materno, promover troca e conhecimento através de uma rede afetiva de mulheres que batalham por um mundo mais igualitário e justo. Nossa primeira ação foi um evento presencial que contou com discussões e capacitação para as mães, a fim de desmistificar a ideia romantizada da maternidade e do empreendedorismo”, conta.

Encontro do coletivo Alma Mater (Foto: Andrea Cocolichi)

Nathalia Fernandes também reconhece a importância da rede de apoio, que foi criando aos poucos para ajudá-la quando há mais demandas de trabalho que o habitual, durante os períodos de férias escolares ou em alguma emergência. 

Para a empresária Dani Junco, fundadora da B2 Mamy, aceleradora de negócios maternos especializada em pesquisa, educação, inovação e tecnologia, o empreendedorismo materno romantizado, ainda é resquício da própria maternidade romantizada. “O discurso é feito em prol do politicamente correto ou do que vende mais na TV. Também é reflexo da noção errônea de alta fragilidade e vulnerabilidade da mulher que tem uma criança pequena em casa. As pessoas não falam a verdade, do tipo: “esse negócio não vai para frente, essa conta não fecha”. E isso afeta tudo, pois só abraços calorosos no clima do “vai lá acredita em você”, não ajudam muito efetivamente”, exemplifica.

A especialista acredita que além da rede de apoio, que vai ajudar com a criança, é preciso o repertório que só a busca pelo conhecimento de seu negócio e as boas conexões proporcionam.

Lia Castro e os três filhos (Foto: Arquivo pessoal)

A empreendedora Lia Castro sabe bem disso. Já tinha uma agência de comunicação quando veio Eva, 5, sua primeira filha. O negócio ia bem até engravidar dos gêmeos Lis e Tomé, 2, quando sentiu na pele o mesmo que acontece com o mercado em geral: os clientes romperam os contratos, receosos de que Lia não desse mais conta do recado. Foi quando ela passou a questionar as relações de trabalho e a maternidade e, juntamente com uma amiga, Carmem Madrilis, fundou o Grupo Mãe. A empresa era voltada a fazer eventos para as mães que, assim como elas, haviam se tornado empreendedoras. “Batemos muito a cabeça no início. Perdemos tempo e jogamos no lixo uma plataforma desenvolvida por nós. A virada de chave veio após entendermos de fato quem era o nosso público alvo e as suas necessidades, o que ficou mais claro após um programa de aceleração de negócios”, conta Lia.

Com os ponteiros do negócio ajustados, as sócias puderam desfrutar de lucros nunca vistos antes: nos dois primeiros meses desse ano faturaram mais que o ano passado inteiro. Hoje, Lia e Carmem capacitam outras mulheres na Escola de Negócios da Mãe Empreendedora.

Lia e Carmem (Foto: Arquivo pessoal)

Principais erros cometidos ao empreender

Acreditar 100% nas fotos lindas de outras empreendedoras “de sucesso” Sabe aquelas fotos maravilhosas de reuniões, com toda a galera reunida em projetos incríveis? Ou falando sobre vendas extraordinárias? Nem sempre a conta bancária ou até mesmo a saúde mental dessas pessoas condiz com as imagens postadas por elas. A grama do vizinho pode até parecer linda, mas só quem realmente vivencia o dia a dia sabe dos perrengues que passa. “É preciso mudar o mindset que tudo será mil maravilhas. Na prática, é muito mais suor do que louros, especialmente no início do negócio ou quando as mães já estão desestabilizadas emocionalmente por conta de tantas mudanças não esperadas”, diz Lia Castro, da Escola de Negócios da Mãe Empreendedora.

Não validar o produto ou serviço No desespero de vender seu peixe, muitas mães saem produzindo loucamente sem saber ao certo como o seu público-alvo vai reagir. Será que o preço está certo? Seu público quer esse produto ou serviço exatamente do jeito que você está oferecendo ou precisa de algumas mudanças? “90% das mães que atendemos não sabem o que é a validação ou a sua importância. Mas quando aprendem a validar seus negócios, um novo caminho que se abre. E isso diminui o tempo e os recursos gastos para que ela alcance os objetivos”, diz Lia.

Escolher os sócios pela amizade O correto, ao criar uma sociedade, é procurar pessoas que tenham habilidades ou condições diferentes das suas, o que nem sempre acontece com amigos ou parentes. “Além disso, pessoas muito próximas tendem a misturar questões pessoais com trabalho. Cometi esse erro no início, mas reprogramei a rota e aprendi com ele”, conta Ana Fontes. 

Investir cedo demais em estrutura física É claro que ter uma boa apresentação da empresa – seja fisicamente, no escritório, ou no material de divulgação – é fundamental. Mas este é um investimento posterior. “Antes de mais nada é preciso avaliar a viabilidade do negócio e traçar um plano para que ele seja sustentável”, diz Ana Fontes.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa É muito comum que pessoas que estão começando um negócio, por desconhecimento ou falsa praticidade, paguem contas pessoais com o dinheiro que entra na conta da empresa e vice-versa. “Também cometi esse erro até aprender que o certo é fazer administrações separadas para evitar que uma renda comprometa a outra”, diz Ana Fontes. 

Iniciativas que capacitam mães empreendedoras

Ela Pode
Uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora com o apoio do Google, tem como objetivo capacitar 135 mil mulheres brasileiras, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. As capacitações são oferecidas gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as demandas apresentadas em cada região do Brasil, com atenção especial para o Norte e Nordeste. Cursos presenciais, com carga horário de 4, 8 ou 16 horas, trabalham os seguintes temas de capacitação: liderança e comunicação assertiva, networking, autoimagem, negociação, finanças e ferramentas digitais.

Rede Tear
Criada a partir da necessidade de conectar mulheres empreendedoras, líderes e investidoras, reuniu, numa primeira etapa, mulheres de diferentes perfis e territórios para rodadas de workshop. Transmídia, o projeto não gera custos às empreendedoras, aliando conteúdo voltado ao universo feminino, entrevistas, curadorias, canais sociais, programa de aceleração, recrutamento e educação. “Para isso, trabalhamos em quatro pilares: empreendedorismo feminino, lideranças, redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e acesso a recursos financeiros. Nosa plataforma inclui também um mapa de empreendedoras por região do Brasil”, conta Marcella Mugnaini, co-fundadora da Rede Tear. Na prática, é feito um cadastro no site, que gera um mapa com essas mulheres. Daí, basta filtrar e procurar as iniciativas em estados diferentes e por tipo de atuação, gerando networking entre elas.

B2 Mamy
Empresa privada de educação e pesquisa especializada na jornada da maternidade, tem como objetivo formar mulheres líderes e livres economicamente e prover dados para que o mercado reaja positivamente à maternidade. “Nossas trilhas de capacitação são pagas, mas temos um projeto social gratuito, que chamamos de B2Mamy Start. Ele acontece periodicamente para as mulheres da periferia de São Paulo”, diz Dani Junco, fundadora da empresa. O B2Mamy Start tem duração de 1 dia e é voltado às empreendedoras que estão na fase de idealização do negócio. Já o B2Mamy Pulse é uma jornada de 250 horas, ao longo de quatro meses, para acelerar empresas já em um estágio posterior, que precisam ser validadas e estruturadas. Os preços da capacitação variam de R$ 350 a R$ 5 mil. Desde 2016, quando foi fundada, 200 empresas já passaram por 5 turmas de aceleração da B2 Mamy. “Juntas, durante o programa, faturaram nos processos de validação o valor de R$ 2,5 milhões. No acompanhamento anual, 40% das empresas se mantiveram operacionais na ideia original, as outras giraram para um novo modelo de negócio ou fecharam, com mulheres que retornaram ao mercado de trabalho convencional”, diz Dani Junco.

Escola de Negócios da Mãe Empreendedora
A edtech é uma das iniciativas do GRUPO M.Ã.E, fundado há 3 anos, que capacitou 3 mil mães em 16 estados brasileiros. A plataforma digital conta com mais de 100 aulas, que ensinam desde como ter uma ideia de negócio, até abordagens de vendas escaláveis. “Nossa metodologia foi desenvolvida para desmistificar temas que a princípio parecem complexos no universo do empreendedorismo, como gestão, marketing, vendas, contabilidade e finanças. Simplificamos e apresentamos os conceitos de forma leve e que não demande tempo em excesso”, diz Lia Castro. O programa inclui ainda cases de sucesso e ensina as mães a aplicarem os exemplos em pequenos, médios e grandes negócios. A estimativa da edtech é atender mais de 10 mil mães empreendedoras no próximo ano. Para ter acesso às aulas é preciso pagar uma assinatura mensal de R$ 49,90.

Fonte: Marie Claire.

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