A cantora e empresária Anitta foi a personalidade nacional feminina mais pesquisada na internet brasileira em 2020, com 636.167 buscas mensais, em média. A apresentadora global Ana Maria Braga ficou em 2º lugar (309.500), seguida da cantora Jojo Todynho (304.167), vencedora do reallity show A Fazenda, da TV Record.
A única política na lista, em 5º lugar, é Manuela d’Ávila (PC do B), que foi candidata à Prefeitura da Porto Alegre no ano passado. Foi ao 2º turno, mas perdeu para Sebastião Melo (MDB). O levantamento foi feito pela empresa de marketing digital Semrush.
Em relação a temas pesquisados, o empoderamento feminino encabeça a lista, com 1.157% mais buscas em janeiro de 2021, na comparação com janeiro de 2020. Dúvidas sobre licença maternidade aparecem em seguida no interesse das brasileiras.
Eis os temas. Ao lado, a porcentagem de aumento de buscas na comparação de 1 ano para o outro:
O que é o empoderamento femino?: 1157%
Quanto tempo de estabilidade após a licença maternidade 2020?: 860%
Qual a importância de um planejamento financeiro?: 800%
O que é empreendedorismo feminino?: 266%
Quando recebo a primeira parcela da licença maternidade?: 222%
CENÁRIO INTERNACIONAL
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, liderou as buscas feitas pelos brasileiros quando considera-se apenas as personalidades femininas internacionais. Teve, em média, seu nome pesquisado 96.433 vezes por mês ao longo do ano passado. Ela foi eleita em novembro de 2020, na chapa com Joe Biden.
A atriz e ativista Jane Fonda fica em 2º lugar (58.667 buscas), seguida pelas também ativistas Malala (58.392) e Greta Thunberg (55.508). No fim da lista está a ex-vice-presidente dos Estados Unidos Michelle Obama (47.725).